O urologista é o médico especialista por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar de alterações no sistema urinário em mulheres e homens.
O urologista é, por isso, o médico mais indicado para tratar problemas na bexiga, uretra e rins, tanto de homens como mulheres, assim como alterações nos testículos ou pênis, por exemplo.
O urologista deve ser consultado anualmente, principalmente por homens a partir dos 45 a 50 anos, pois dessa forma é possível prevenir (ou detetar precocemente) o desenvolvimento de câncer de próstata e outras alterações.
Que problemas cuida o urologista
O urologista é responsável por tratar doenças/problemas relacionados com o sistema urinário, de homens e mulheres, e com os órgãos reprodutores masculinos, como:
- Impotência sexual;
- Ejaculação precoce;
- Infertilidade;
- Pedra nos rins;
- Dificuldade em urinar;
- Incontinência urinária;
- Infecções urinárias;
- Inflamação no trato urinário;
- Varicocele, em que há dilatação das veias do testículo, causando acúmulo de sangue, dor e inchaço.
Além disso, o urologista realiza a prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores presentes no trato urinário, como bexiga e rins, por exemplo, e no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata.
Quando marcar consulta
A marcação de consulta com o urologista é recomendada quando existem sinais e sintomas como:
- Dificuldade ou dor para urinar;
- Dor nos rins;
- Alterações no pênis;
- Mudanças nos testículos;
- Aumento na produção de urina.
No caso dos homens, é ainda recomendado que façam uma consulta com o urologista anualmente para que seja feito um check-up e possam ser esclarecidas possíveis dúvidas, já que o urologista também possui como função a avaliação dos órgãos reprodutores masculinos, diagnosticando e tratando disfunções sexuais masculinas.
Além disso, é considerado imprescindível que os homens a partir dos 50 anos consultem o urologista de forma regular, mesmo que não existam sinais e sintomas de alterações, uma vez que a partir dessa idade há maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata.
Caso exista na família história positiva para câncer de próstata ou caso o homem seja afrodescendente, é aconselhado fazer seguimento com um urologista a partir dos 45 anos de idade, para realizar regularmente o exame do toque retal e outros, com o objetivo de avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer.