O médico mastologista é o profissional especializado em alterações da mama. Ele atende homens e mulheres, jovens ou idosos. Essa especialidade é buscada principalmente por conta do câncer de mama, quadro que tem taxa de incidência de aproximadamente 44 casos a cada 100 mil mulheres.
Quais são as doenças mais comuns que o mastologista trata?
Além do tratamento do câncer de mama, a atuação do mastologista inclui os seguintes quadros:
- Mastite: inflamação da glândula mamária que pode vir acompanhada de infecção. É bastante comum em mulheres que estão amamentando, mas também pode ocorrer em homens e crianças;
- Nódulos: existem diversos tipos de nódulos que afetam grupos diferentes (mulheres maduras, mulheres mais jovens, homens) e nem todos apresentam malignidade;
- Assimetrias ou desenvolvimento anormal: quando os seios apresentam formato muito diferente entre si;
- Ginecomastias: aumento anormal da glândula mamária masculina, causado por desequilíbrio hormonal ou uso de determinados medicamentos.
Quais exames o mastologista pode solicitar?
O principal exame de rastreio para câncer de mama é a mamografia, exame indicado até mesmo para pacientes que possuem prótese mamária.
Quando procurar um mastologista?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o primeiro exame de mamografia deve ser feito aos 40 anos e, a partir de então, é necessário repeti-lo anualmente, ainda que não haja sintomas. Porém, a especialista comenta que ao menor sinal de que algo não vai bem, independentemente da idade e do sexo, o ideal é consultar um mastologista.
“Caso ocorra aumento da mama, alteração de textura e cor, presença de secreções pelo mamilo, palpação de nódulos ou dores nos seios, não deixe de procurar o CDA – Centro de Diagnóstico Aparecida”.