MAPA é um exame de diagnóstico feito utilizando um aparelho que permite registrar a pressão arterial em um período de 24 horas, durante as atividades habituais do dia a dia e até quando a pessoa está dormindo.
O MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é indicado pelo cardiologista para fazer o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica ou para avaliar se um determinado tratamento medicamentoso para pressão alta está sendo eficaz.
Esse exame pode ser feito gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, ou realizado em clínicas particulares, permitindo avaliar as variações da pressão arterial em atividades diárias e manifestações de doenças cardiovasculares, que podem não ser detectadas com a medida da pressão arterial em consultas médicas.
Para que serve
O exame MAPA 24 horas é indicado nas seguintes situações:
- Diagnosticar hipertensão arterial sistêmica, hipertensão noturna ou hipertensão mascarada;
- Avaliar sintomas de hipotensão;
- Verificar a presença de hipertensão do jaleco branco, em pessoas que apresentam pressão alta somente quando vão ao consultório;
- Analisar a pressão alta durante a gravidez;
- Avaliar a hipertensão sustentada, que é a pressão arterial alta, quer seja no consultório ou em casa;
- Acompanhar a eficácia dos medicamentos para pressão alta.
A monitorização da pressão arterial por 24 horas através do MAPA fornece informações sobre as variações da pressão arterial, durante o sono, na vigília e em situações de estresse, assim como, pode detectar e prever se uma pessoa desenvolverá doenças nos vasos sanguíneos do coração e do cérebro que estejam ligadas à hipertensão.
Qual a diferença entre o Holter e o MAPA?
Tanto o Holter como o MAPA 24 horas são exames que auxiliam ao médico a identificar e diagnosticar doenças cardiovasculares.
No entanto, o Holter avalia o ritmo e a frequência cardíaca ao longo de 24 horas, enquanto o MAPA avalia as alterações na pressão arterial durante 24 horas.
Como se preparar para o exame
Para se preparar para o exame MAPA 24 horas alguns cuidados são necessários, como:
- Fazer o exame, de preferência, nos dias em que a pessoa irá realizar as atividades habituais do dia a dia para que seja possível avaliar como a pressão arterial se comporta durante 24 horas;
- Manter o uso das medicações de uso diário conforme a orientação do médico, informando o tipo, a dose e o horário que se utiliza o medicamento;
- Evitar a realização de exercícios físicos muito pesados nas 24 horas antes e durante a realização do exame;
- Levar um cinto para que se possa fixar o aparelho do MAPA.
Além disso, antes de o aparelho ser instalado na pessoa é necessário vestir camisa ou blusa de manga larga e abotoada na frente para não limitar o movimento do braço, e as mulheres devem evitar o uso de vestido, pois na maioria das vezes é realizado junto com o exame de Holter 24 horas.
Como é feito o exame MAPA 24h
O aparelho de pressão do exame MAPA é instalado em uma clínica ou hospital através da colocação de uma braçadeira, também chamado de manguito, que está ligada a um monitor eletrônico dentro de uma bolsa que deve ser acomodada em um cinto, para poder ser transportada facilmente.
Geralmente, durante o exame o aparelho verifica a pressão a cada 30 minutos, de forma que ao final das 24 horas, o médico possa verificar pelo menos 24 medidas da pressão.
Durante o exame pode se sentir um desconforto, pois a braçadeira aperta durante a verificação da pressão, sendo que terminada as 24 horas, a pessoa deve retornar ao hospital ou clínica para retirar o aparelho e para que o médico possa fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado de acordo com o diagnóstico encontrado.
Quanto tempo dura o exame MAPA?
O exame MAPA dura 24 horas, sendo que a pessoa vai para casa com o aparelho e no dia seguinte volta ao consultório médico para devolvê-lo.
Cuidados durante o exame
A pessoa pode fazer as suas atividades diárias normais durante o exame MAPA, no entanto, alguns cuidados importantes devem ser seguidos, como:
- Evitar que o tubo da braçadeira fique torcido ou dobrado;
- Não fazer exercícios físicos pesados, nem carregar crianças no colo;
- Não tomar banho, pelo risco de molhar e danificar o aparelho;
- Não nadar ou usar sauna;
- Não desinsuflar o manguito manualmente;
- Não pressionar nenhum botão do aparelho, para não desconfigurá-lo;
- Não retirar o aparelho;
- Evitar movimentos bruscos para não desconectar o tubo do aparelho.
Durante o período que a pessoa estiver dormindo não deve deitar em cima da braçadeira e o monitor pode ser colocado embaixo do travesseiro.
Além disso, também é importante que, caso a pessoa tome algum remédio, anote no diário ou caderno, o nome do medicamento e o horário em que o ingeriu, para depois mostrar ao médico.